8 de julho de 2013

MIOMA



Mioma Uterino.
Fonte: 37º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro / Abril de 2013.
Patrycia Araujo – Médica do CMS Vila Canoas.







Mulheres em idade reprodutiva vítimas de mioma uterino podem contar com uma alternativa efetiva de tratamento menos invasivo, que não requer a retirada do útero, órgão símbolo de fertilidade, maternidade e feminilidade. Trata-se da embolização uterina, procedimento minimamente invasivo que dura aproximadamente uma hora, sendo uma técnica não cirúrgica. A paciente que possui mioma no útero sofre de sintomas desconfortáveis, como intenso sangramento no período menstrual, fortes cólicas, urgência urinária, dores pélvicas, dor durante relação sexual, prisão de ventre e anemia.

Através da embolização uterina, é possível tratar estes sintomas, assim como garantir o bem estar da mulher. O procedimento consiste na obstrução do fluxo sanguíneo das artérias que nutrem o útero. A técnica não interfere nas funções normais do órgão, que passa a ser nutrido por circulações colaterais que mantêm sua vitalidade, e devolve a qualidade de vida à paciente. A embolização uterina é realizada por meio de um corte de, no máximo, dois milímetros na região da virilha, onde se introduz um fino cateter até as artérias uterinas.

Depois de localizado os miomas, são injetadas micro partículas de gel insolúvel para obstruir estas artérias. Assim, os miomas param de crescer ou até desaparecem. Este procedimento permite que a mulher possa voltar a cumprir totalmente suas atividades diárias em quatro ou sete dias, ao contrário das cirurgias de retirada do mioma ou de todo o útero, em que a mulher necessita de pelo menos um mês de recuperação.

Embolização significa “fechar os vasos”, e é uma técnica muito conceituada, além de possuir o maior grau de evidência científica concedido pela Sociedade Americana de Ginecologia e Obstetrícia e pela Sociedade de Radiologia Intervencionista Americana e Européia. A embolização uterina é um método efetivo que controla os sintomas em até 92%. Outro ponto positivo após este tratamento é que a mulher pode ter de 10% a 30% de chances de engravidar, um dado expressivo já que, no caso da retirada do útero, isso não é mais possível, podendo desencadear em muitas pacientes a depressão e a perda de auto-estima.


A doença não apresenta grupo de risco, mas atinge mulheres em idade fértil de 20 aos 45 anos. Os miomas se alimentam do hormônio feminino Estrógeno. O importante é ressaltar que, quando bem indicada, a embolização uterina pode efetivamente devolver a qualidade de vida às pacientes com um procedimento minimamente invasivo, com baixos índices de complicação, e rápido retorno da paciente às suas atividades profissionais e pessoais.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada das Canoas, 610 - São Conrado

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3322-6302

Tecnologia do Blogger.