13 de janeiro de 2014

DERMATOFITOSE




As dermatofitoses ou tinhas ou frieiras são micoses superficiais que podem acometer pêlos, unhas e pele, provocadas por fungos queratinofílicos chamados dermatófitos.

Os Dermatófitos são fungos filamentosos que formam hifas organizadas em micélios. Alimentam-se da proteína humana queratina. Infectam os tecidos superficiais constituídos por células mortas e queratinizadas, como as da pele, pêlos e unhas, mas não afetam tecidos vivos. Em cultura ou na vida livre não parasitária apresentam estruturas de reprodução sexual, mas no homem reproduzem-se assexuadamente. Também é conhecido como frieira. A Dermatofitose é endêmica em todo o mundo. Alguns como o M.gypseum são geofílicos, ou seja, existem no solo e infectam por contacto continuado com o mesmo. Outros infectam principalmente animais, como o M. canis, podendo contaminar também pessoas.


Sinais e sintomas: As tinhas nunca são perigosas, já que o fungo não está equipado para invadir o corpo. Ele alimenta-se apenas das células mortas queratinizadas da pele, unhas ou pêlos. Contudo é de difícil resolução, porque o sistema imunitário não tem acesso a esses tecidos externos mortos.


Há vários tipos de tinhas ou dermatofitoses:

A Tinea corporis: afeta a pele sem pelos do corpo. É a que possui maior incidência, sobretudo nas pessoas mais obesas. Causada pelos fungos M. canis ou T.mentagrophytes.

 

A Tinea pedis (o vulgar "pé-de-atleta") caracteriza lesões vesiculosas nos espaços interdigitais ou lesões com escamação nas regiões plantares do . Causada pelas espécies T.rubrum, T.mentagrophytes ou E.floccosum.





A Tinea Cruris caracteriza lesões eritemato-escamosas (vermelhas), mas regiões inguinais (zona dos genitais).

A Tinea unguium é a tinha das unhas, e pode ser causada por quase todas as espécies de dermatófitos. As lesões apresentam um aspecto variável, desde simples manchas esbranquiçadas a espessamentos com destruição da lâmina externa da unha e hiperqueratose subungueal (unha amarela grossa). Na Onicomicose, há sobreinfecção por Candida albicans.


A Tinea barbae é causada por agentes dermatófitos zoofílicos (de animais) e a sua incidência, além de baixa, é quase exclusiva de meios rurais. As lesões são localizadas na face, na zona com barba, e podem ser superficiais (anulares com bordos vesiculo-pustulosos) ou profundas (massas nodulares infiltradas de cor vermelho-arroxeada).


A Tinea capitis, a tinha favosa ou favo tem como agente etiológico T. schoenleinii, surge em qualquer idade e é caracterizada pelo aparecimento de placas escamo-crostosas de cor amarelada, em forma de favo e com o "cheiro de rato". Leva à queda do cabelo e alopécia definitiva.


A Tinea tonsurante tricofítica tem como agentes T. tonsurans, T. violaceum e T. rubrum, e é caracterizada pelo aparecimento de muitas, mas pequenas placas onde o cabelo cai (as placas contêm os cotos do cabelo tonsurado). Estes voltarão a crescer, pois a tinha evolui para a cura espontânea, normalmente na puberdade, embora possa vir a persistir no adulto.

A Tinea tonsurante microspórica tem como agentes M. canis e M. audouini, e surge de uma forma muito contagiosa, principalmente nos jovens. É caracterizada pelo aparecimento de placas grandes e de limites circulares, ao nível das quais a tonsura é total. Cura espontaneamente na puberdade sem deixar vestígios.

Diagnóstico: As tinhas podem manter-se para sempre, especialmente nas zonas úmidas e interdigitais, contudo o tratamento pode resolver as infecções ou diminuir a sua intensidade. O diagnóstico é dado pela observação das características das lesões. Em certos casos, faz-se necessária a cultura e observação posterior com o uso de microscópio óptico para estabelecer com precisão o agente etiológico.


O tratamento normalmente é prolongado, variando de semanas até meses. Entre os fármacos mais utilizados, é possível citar: fluconazol, cetoconazol, griseofulvina, terbinafina, clotrimazol, nistatina, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada das Canoas, 610 - São Conrado

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3322-6302

Tecnologia do Blogger.