20 de janeiro de 2014

ESTEATOSE HEPÁTICA





Esteatose Hepática
Patrycia Araujo_Médica do CMS Vila Canoas

Esteatose Hepática é uma condição reversível na qual grandes vacúolos de gordura do tipo Triglicerídeo se acumulam nas células do fígado. Apesar de ter diversas causas, ocorre principalmente em pessoas que consomem álcool em excesso, e obesos (com ou sem efeitos da resistência à insulina). Essa condição também é associada com outras doenças que influenciam no metabolismo da gordura. O fígado é um órgão de primordial importância, sendo a principal unidade de fabricação e armazenagem do nosso organismo, e um dos responsáveis pelo metabolismo de proteínas, açúcares e gorduras que ingerimos na alimentação. Nosso fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso. Quando o acúmulo de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está acumulando gordura dentro do seu tecido. A esteatose hepática pode ser dividida em Doença gordurosa alcoólica do fígado (quando há abuso de bebida alcoólica) ou Doença gordurosa não alcoólica do fígado, quando não existe história de ingestão de álcool significativa.


Causas: A esteatose hepática é mais comum no sexo feminino, provavelmente por ação do estrogênio. As causas mais freqüentes são as Hepatites virais, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, a obesidade e o diabetes mellitus tipo 2 não controlado. Mais de 70% dos pacientes com esteatose hepática são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco de desenvolver a doença. Uma de cada cinco pessoas com sobrepeso desenvolvem Esteato-hepatite não alcoólica. Outras causas são a dieta pobre em proteínas, Desnutrição ou rápida perda de grande quantidade de peso, uso de alguns medicamentos como corticóides, amiodarona, AAS, Metotrexato, vitamina A, ácido valpróicotetraciclina, entre outros, a cirurgia de bypass intestinal para tratar situações de obesidade mórbida, e toxinas hepáticas.

Sintomas: a doença costuma não apresentar sintomas, sobretudo se desenvolvida de forma progressiva. Nos casos em que aparece subitamente, pode causar dor na parte superior direita do abdômen, icterícia, boca seca, sensação de "ressaca" como indisposição após alimentações um pouco mais gordurosas.

Diagnóstico: o primeiro passo para o diagnóstico é a realização de uma história clínica, com o objetivo de identificar causas possíveis para esta situação. O exame físico também é importante, pois permite identificar, através da palpação abdominal, a existência de um fígado aumentado de tamanho (hepatomegalia), com uma superfície lisa e indolor. As análises de sangue que traduzem o funcionamento do fígado revelam apenas ligeiras alterações inespecíficas. Na esteatose hepática, as enzimas do fígado estão geralmente normais, enquanto na esteato-hepatite há aumento das mesmas. O diagnóstico geralmente é feito com exames que permitam visualizar o fígado, como ultrassonografia abdominal, tomografia computorizada, ou ressonância magnética, que evidenciam um excesso de gordura no fígado. O diagnóstico de certeza é feito com a realização de uma biopsia hepática, embora esta não seja, geralmente, necessária. Morfologicamente é difícil diferenciar o fígado gorduroso alcoólico do não-alcoólico.

Não se sabe ao certo como se desenvolve a esteatose hepática. Nem todas as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em excesso, que têm diabetes mellitus, que são obesas ou que tomam corticóides surgem com esta doença. Nas pessoas que desenvolvem esteatose hepática, existem mecanismos anormais que favorecem o acúmulo de gordura no fígado. A gordura em excesso pode vir de outras partes do organismo, ou de uma absorção excessiva de gordura no intestino proveniente da alimentação. Pode também ser devida a uma diminuição da degradação e remoção de gordura pelo fígado.

Tratamento: esta doença não tem um tratamento específico. Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso e por muito tempo, as células do fígado podem sofrer danos, ficando inflamadas. Este quadro é chamado de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa. A esteato-hepatite é um quadro bem mais preocupante que a esteatose, já que cerca de 20% dos pacientes evoluem para cirrose hepática. Portanto, a esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite que, como o próprio nome diz, é uma hepatite causada por excesso de gordura. Nem todo paciente com esteatose hepática irá evoluir para esteato-hepatite.



Devem adotar-se medidas que conduzam à regressão e ao desaparecimento da esteatose, ou que evitem a progressão para situações mais graves de inflamação, fibrose, cirrose hepática, e Câncer de Fígado. Estas medidas são adotadas tendo em conta a causa desencadeante, visando a eliminação dessa causa, ou o tratamento da doença de base. Se a causa é a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, então há que suspender essa ingestão o mais rapidamente possível, recorrendo sempre ao apoio médico para se evitarem situações de abstinência alcoólica. Se a causa for a obesidade, devem adotar-se medidas que visem a perda de peso. Se esta doença estiver sendo provocada por um determinado medicamento, há que substituí-lo por outro de efeito equivalente, nunca esquecendo que essa substituição só deverá ser realizada pelo seu médico. Nos casos devidos a erro alimentar, é importante corrigir essa deficiência.




Um exemplo de tratamento da doença de base são os doentes com diabetes mellitus mal controlada que desenvolvem esteatose hepática. Nesta situação, o doente deve esforçar-se por manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos valores normais, conseguindo assim reverter a esteatose, com acompanhamento médico e uso de medicamentos em casos especiais, acompanhamento nutricional e atividade física programada. A perda de peso é, talvez, a mais importante medida terapêutica. Todavia, deve-se limitar a perda de peso ao máximo de 1,5 kg por semana para se evitar uma piora do quadro. A prática regular de atividade física também ajuda muito, pois diminui o colesterol, o Triglicerídeo, a Glicose e aumenta o efeito da insulina. Em doentes com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica pode ser uma opção.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada das Canoas, 610 - São Conrado

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3322-6302

Tecnologia do Blogger.