27 de julho de 2013

GLAUCOMA



Glaucoma.
Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia
www.sboportal.org.br
Patrycia Araujo – Médica do CMS Vila Canoas.

A maioria dos portadores de glaucoma não sabe que sofre da doença já que, normalmente, o problema não apresenta sintomas. O Glaucoma Crônico pode se desenvolver sem sintomas e provocar perda irreversível da visão.  O olho produz um líquido claro que tem a função de hidratar e lubrificar, e que é drenado para fora através de pequenas aberturas microscópicas ao redor da íris (parte colorida do olho). Quando essas aberturas fecham, a pressão aumenta dentro do olho. Esse aumento da Pressão Ocular pode comprometer o nervo óptico, devido às alterações circulatórias, e causar cegueira.

Existem diversos tipos de glaucoma. O Glaucoma Crônico é mais freqüente em pessoas com mais de 40 anos; o congênito é quando se nasce com o problema; no agudo a pressão arterial sofre uma elevação rápida, e causa uma dor tão intensa que o paciente pode ter náuseas e vômitos; já o secundário pode aparecer em decorrência de outras enfermidades.

A doença pode se manifestar por meio de alguns sinais, como fotofobia (sensibilidade à luz), diminuição visual rápida, pupilas que não reagem à luz, olho vermelho, lacrimejamento, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Um dos fatores que influenciam no surgimento do glaucoma, é a questão genética. O glaucoma é uma doença de caráter hereditário e, por isso, em famílias de portadores de glaucoma, há a necessidade de que todos façam os exames preventivos. O acompanhamento oftalmológico deve ser feito desde o nascimento da criança, caso apresente fotofobia intensa ou olhos que lacrimejam muito, que podem ser indícios de glaucoma congênito.

Essa enfermidade pode causar uma cegueira irreversível, mas o diagnóstico precoce amplia as chances de controle.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada das Canoas, 610 - São Conrado

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3322-6302

Tecnologia do Blogger.