20 de setembro de 2013

O QUE É SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL?



Síndrome do Intestino Irritável (SII)
Patrycia Araujo – Médica do CMS Vila Canoas.

Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou doença intestinal funcional é uma doença funcional crônica, em que não há uma lesão orgânica presente no intestino, mas causa grande desconforto nas pessoas que a apresentam, podendo causar uma incapacidade comparável a deficientes motores. A SII apresenta o início dos sintomas mais comumente na juventude e é caracterizada por dor abdominal tipo cólica, distensão abdominal por gases, obstipação, constipação severa, obstrução intestinal, ou diarréia. Desta forma, o ponto inicial do tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII) é a mudança de estilo de vida, diminuição do estresse e da ansiedade. Nesse sentido, considera-se a conexão da Síndrome do Intestino Irritável (SII) com desequilíbrios da serotonina no organismo, motivados por diversos fatores. A importância do neurotransmissor serotonina é considerada como relevante na regulação dos movimentos peristálticos no intestino.

Os principais sintomas são dores abdominais, obstipação ou diarréia durante um período prolongado. É comum a sensação de esvaziamento incompleto do conteúdo intestinal após a evacuação. Como não existem lesões responsáveis pelo aparecimento da síndrome, o diagnóstico é feito clinicamente, com base na interpretação dos sintomas relatados ao médico que, diante de exames complementares, exclui a possibilidade de outras patologias.


A dieta deve ser verificada. Algumas evidências indicam que uma dieta com menos gordura poder ser viável. Apesar das variações individuais, que são muitas, alguns alimentos parecem produzir maiores disfunções gastrointestinais. São eles: café, chocolate sólido (que contenha leite ou gordura), frituras, bebidas gaseificadas, derivados de leite (queijos, manteiga, iogurtes, coalhadas), mesmo quando não há intolerância a lactose, e álcool. Há alguns casos isolados da forma diarréica em que uma dieta que exclui o glúten, laticínios (leite e derivados) e soja tem se mostrado eficaz na supressão dos principais sintomas. A hipótese mais plausível é a de que algumas proteínas contidas em alguns alimentos seriam de difícil digestão para os portadores da síndrome. Os estudos mostram que, nem sempre, uma dieta rica em fibras auxilia no tratamento, podendo piorar a flatulência. Usualmente as fibras estão indicadas no tratamento da obstipação. A hortelã é um dos alimentos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada pelo Ministério da Saúde, sendo utilizada no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada das Canoas, 610 - São Conrado

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3322-6302

Tecnologia do Blogger.