25 de abril de 2012
Como foi anunciado, a prefeitura do Rio deve confirmar, nas próximas semanas, uma epidemia de dengue na capital fluminense, segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. E hoje na sala de espera, o tema foi DENGUE, nosso AVS Gilberto aproveitou para falar com os pacientes sobre os cuidados que devemos tomar e como prevenir.
Dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão
HIPERTENSÃO ARTERIAL O QUE É?
É quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.
COMO TRATAR A HIPERTENSÃO
Evite ficar parado. Caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador
Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas
Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranqüila
Mantenha o peso saudável. Procure o profissional de saúde e peça orientação quanto a sua alimentação. Compareça as consultas regularmente. Não abandone o tratamento. tome a medicação conforme a orientação médica.
Tenha uma alimentação saudável
Diminua o sal da comida.
-
-
Para marcar este dia montamos uma tenda durante todo o dia, com distribuição de folders, orientações, vídeos educativos, verificação de P.A e auriculoterapia com os pacientes. Profissionais responsáveis pela atividade: ACS Sandra, Luzia e Téc. de Enfermagem Lucia.
Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude
20 de abril de 2012
Grupo de Mães e Gestantes
O CMS Vila Canoas, 1ª unidade básica amiga da amamentação da ap 21 continua realizando o grupo de mães e gestantes. Estamos sempre disponíveis prestando suporte e orientando nossas mulheres e claro, apoiando e incentivando o Aleitamento Materno!!!
Nossas gestantes.
Gabriela e Inácio.
19 de abril de 2012
Grupo de Crianças e Adolescentes
O tema desta quarta-feira no grupo de adolescentes foi DENGUE. Fizemos uma gincana bem divertida com as crianças e criamos um baralho com imagens do que podemos ou não fazer para evitar a proliferação do mosquito. Participaram do grupo o AVS Gilberto, ACS Sandra e Téc. de Enfermagem Lucia.16 de abril de 2012
Ação de Dengue na escola
Durante a caminhada da dengue, nossas ACSs Simone e Luana estavam realizando ação de dengue na Creche Municipal Jacó Inácio Gomes. Elas fizeram uma dinâmica com as crianças, mostrando através de imagens o "que pode" e o que "não pode " ser feito para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Através de imagens que ilustravam garrafas, vasos de plantas, pneus de carros, caixa d'água entre outros, cada criança nos ajudava a montar o cartaz. Foi muito interessante ver o entrosamento da turma e a participação de cada um deles. Parabéns ACSs pelo ótimo trabalho realizado na creche!!!
Começando a dinâmica.
Criançada animada, todo mundo de olho na dengue !!!
Montamos o cartaz com a ajuda das crianças.
Resultado Final do cartaz !!!
11ª Caminhada de Mobilização Contra a Dengue
A 11ª Caminhada de Mobilização contra a dengue foi um sucesso. Contamos com a participação de profissionais da unidade e com as crianças da ONG ParaTi. Durante a caminhada todos estavam atentos a possíveis focos. Instruimos os moradores, e ensinamos que pequenas mudanças fazem a diferença, como colocar terro nos pratinhos de vasos de plantas, caixas d'água bem tampadas, garrafas e baldes com a boca pra baixo, para ter acúmulo de água, entre outros. Nosso AVS Gilberto aproveitou também para falar com a criançada sobre a importância de não jorgarmos lixos nas ruas.
Ínicio da Caminhada.
Procurando possíveis locais que tenham acúmulo de água.
É importante também mostrar uma comunidade que esta se conscientizando.Parabéns pelo exemplo!!!
AVS Gilberto
ACS Luzia
Profissionais e pessoas da comunidade!!! Juntos na luta contra a dengue.
12 de abril de 2012
11 de abril de 2012
6 de abril de 2012
Visita domiciliar do Educador Físico
O Educador Físico da Unidade realizando visita domiciliar e exercícios em uma paciente da Unidade. Parabéns Ronaldo pelo comprometimento !“A visita domiciliar, visa prestar uma assistência educativa e assistencial no âmbito do domicílio. É através dela que fazemos um levantamento e avaliação das condições sócio-econômicas em que vive o indivíduo e seus familiares, elaborando assim uma assistência específica a cada caso” (KAWAMOTO et al, 1995, p. 35).