CMS VILA CANOAS

Estrada das Canoas, 610 - São Conrado - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22610-210 | ☎ Telefone: (21) 3322-6302
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h
Gerente: Jemina Prestes | CNES 3796310 - ESF: 01 | ESB: 00

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

19 de junho de 2012

Campanha de Pólio

Campanha de Pólio

Na sexta-feira (15/06) as ACS Ana e Simone fizeram uma ação pré-camapanha na Escola Municipal Jacó Inácio Gomes. participaram crianças e professores. 








18 de junho de 2012

Tenda da Dengue

Tenda da Dengue

ACS Gilberto e equipe de AVS da Cap 2.1 realizando ação de conscientização sobre a Dengue na praça em frente a Unidade. Houve a demonstração das fases do mosquito Aedes (ovo, larva, pupa e mosquito adulto) em um microscópio. Participaram as crianças da Para Ti, os turistas e moradores que passavam no local.
Foi muito interessante e divertido!
Parabéns a todos.










16 de junho de 2012

Dia Mundial do meio ambiente

Dia Mundial do meio ambiente

Em comemoração ao Dia mundial do meio ambiente (05/06) as ACS Sandra e Renata fizeram o Grupo de Crianças e Adolescentes sobre o assunto. A criançada foi orientada, fizeram pintura de figuras e cartazes sobre o assunto, e aprenderam a fazer mudas de plantas. Cada uma levou para plantar uma muda em algum lugar.
Vamos preservar o ambiente que vivemos.

 Mudas de plantas
 ACS Renata fazendo as mudas
 Equipe mostrando seu trabalho
 Crianças alegres... mostrando as mudas que ganharam
 Pintando sobre proteção ao meio ambiente

ACS Sandra realizando o grupo, junto com a ACS Renata

15 de junho de 2012

ACS realizando Curso de primeiros socorros

ACS realizando Curso de primeiros socorros






As ACS Renata e Sandra realizaram o curso de primeiros socorros ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira na SUBDEC. Foi muito proveitoso.

14 de junho de 2012

AVS na Escola Para Ti

AVS na Escola Para Ti

O AVS Gilberto atuando na Escola Para Ti na descoberta de possíveis focos e orientando os alunos.
Combate a Dengue é dever de todos nós!






13 de junho de 2012

Alimentação saudável nas escolas

Alimentação saudável nas escolas

A alimentação saudável é comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. Envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável.
A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

 Ação sobre alimentação saudável na Escola Lúcia Miguel Pereira
 ACS Renata e as alunas


Enfermeira Maristela
 Enfermeira Maristela e professora Renata


6 de junho de 2012

Avaliação do PMAQ

Avaliação do PMAQ




O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.
A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).
A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.
E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

Saúde Bucal - Creche/Escola Tia Maura

Saúde Bucal - Creche/Escola Tia Maura

Drª Marcelle e TSB Gisele, dando continuidade a ação de saúde bucal na Creche/Escola Tia Maura.

Infográfico

5 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
24,007 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
1.834 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Agendamento
Visitas e Consultas
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada das Canoas, 610 - São Conrado

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3322-6302

Tecnologia do Blogger.