19 de junho de 2012
18 de junho de 2012
Tenda da Dengue
ACS Gilberto e equipe de AVS da Cap 2.1 realizando ação de conscientização sobre a Dengue na praça em frente a Unidade. Houve a demonstração das fases do mosquito Aedes (ovo, larva, pupa e mosquito adulto) em um microscópio. Participaram as crianças da Para Ti, os turistas e moradores que passavam no local.Foi muito interessante e divertido!
Parabéns a todos.
16 de junho de 2012
Dia Mundial do meio ambiente
Em comemoração ao Dia mundial do meio ambiente (05/06) as ACS Sandra e Renata fizeram o Grupo de Crianças e Adolescentes sobre o assunto. A criançada foi orientada, fizeram pintura de figuras e cartazes sobre o assunto, e aprenderam a fazer mudas de plantas. Cada uma levou para plantar uma muda em algum lugar.Vamos preservar o ambiente que vivemos.
Mudas de plantas
ACS Renata fazendo as mudas
Equipe mostrando seu trabalho
Crianças alegres... mostrando as mudas que ganharam
Pintando sobre proteção ao meio ambiente
ACS Sandra realizando o grupo, junto com a ACS Renata
15 de junho de 2012
14 de junho de 2012
13 de junho de 2012
Alimentação saudável nas escolas
A alimentação saudável é comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. Envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável.
A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.
Ação sobre alimentação saudável na Escola Lúcia Miguel Pereira
ACS Renata e as alunas
Enfermeira Maristela
Enfermeira Maristela e professora Renata
6 de junho de 2012
Avaliação do PMAQ
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.
A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).
A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.
E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.